PROJETO LOBO MAU, LOBO BOM, LOBO GUARÁ

PROJETO:

LOBO MAU, LOBO BOM, LOBO GUARÁ

Conteúdos Específicos:

LITERATURA INFANTIL

NATUREZA E SOCIEDADE

Outros conteúdos abordados:

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

MOVIMENTO E BRINCADEIRA

Duração:

FEVEREIRO à DEZEMBRO de 2011

Temas transversal:

MEIO AMBIENTE

CICLO I FINAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL – TARDE

Professora:

ELLY

Apresentação do projeto:

O projeto pretende construir saberes a partir do personagem lobo mau que povoa o universo infantil gerando um misto de medo e admiração, partindo daí para um estudo consequencial do lobo guará, personagem real do cerrado brasileiro, portanto muito mais próximo de nosso universo regional. Envolvendo realidade, fantasia, pesquisa e experimentação, o projeto abordará no processo contos, histórias e fábulas que contemplem o acesso à literatura infantil, canções populares de qualidade, produções artísticas, corporais e cênicas etc.

Justificativa:

Após as sondagens de conhecimentos e preferências realizadas no primeiro mês letivo, notamos o interesse do grupo pelo tema e lançamos a proposta do nome a todos: Turma Alcatéia. A palavra alcatéia será inserida gradualmente ao repertório do grupo, porém a chamada “lobinhos e lobinhas” foi inicialmente bem assimilada e apropriada pelas crianças em nossa rotina diária.

O acervo de livros de nossa biblioteca conta com diversos livros com diferentes apresentações do personagem escolhido: “lobo mau”, “lobo bom”, “lobo esperto” etc., o que enriquecerá nosso processo.

O lobo também povoa a imaginação e as vivências pessoais das crianças por estarem presentes em seu cotidiano ( inclusive como personagem na TV e outros portadores), porém músicas infantis, literatura infantil e produções cinematográficas, cênicas e televisivas indicadas à faixa etária da turma exploram pouco as diversas possibilidades do tema, deixando o lado mau do lobo prevalecer. Revelações das diferentes facetas do personagem permearão o desenvolvimento do projeto.

Objetivos:

  • Apresentar o personagem lobo e suas diversas possibilidades;
  • Reconhecer e desenvolver diferentes sentimentos em relação ao personagem;
  • Correlacionar todo o estudo com o desenvolvimento do processo de grafismo-letramento;
  • Registrar o processo e as descobertas do processo.

Procedimentos/Atividades:

  • Sondagens sobre conhecimento prévio das histórias apresentadas;
  • Rodas de conversa;
  • Observação de imagens
  • Desenhos dirigidos e espontâneos;
  • Recorte e colagem;
  • Dobraduras (origami);
  • Observação e manuseio de diversos portadores textuais;
  • Uso de diferentes fontes de informação;
  • Desenvolvimento de atividades lúdicas;
  • Desenvolvimento de atividades matemáticas;
  • Elaboração de cartazes, álbuns, painéis;
  • Seleção de informações relevantes à pesquisa;
  • Registro organizado com uso de diferentes recursos;
  • Dramatizações teatrais e musicais
  • Contação de histórias relevantes ao tema
  • Visita ao lobo guará do zoológico de São Bernardo (Estoril)
  • Ida ao teatro para assistir espetáculo relacionado ao tema

Atitudes Procedimentais (a desenvolver):

  • Gosto pela literatura
  • Preocupação com a natureza
  • Interesse pelo estudo e pela busca de novas informações
  • Socialização de informações

Material didático/recursos materiais:

  • Livros didáticos e paradidáticos
  • Cds/som
  • Televisão/filmes
  • Papéis diversos
  • Internet/computador/softwares
  • Impressões
  • Tintas e pincéis
  • Lápis coloridos e giz de cera
  • Hidrocor
  • Painéis
  • Revistas
  • Livros de literatura infantil
  • Cola
  • Tesoura

Instrumentos de Avaliação:

Projetos permitem que a avaliação seja um processo contínuo e cotidiano do trabalho pedagógico.

Serão instrumentos de avaliação:

  • Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas e propostas, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos, capacidade de cooperação e aproveitamento de tempo;
  • Registros e produções artísticas e espontâneos;
  • Produtos de estudo ou de propostas relativas ao cotidiano do estudo;
  • Dados registrados com referências diretas, individuais ou de grupo.

Produto Final:

Portfólio “LOBO MAU, LOBO BOM, LOBO GUARÁ, composto pelos conceitos estudados, registros e produções gráficas dos alunos.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: