TODOS OS NOSSOS FINAIS DE TARDE SÃO DIRIGIDOS AO JOGO SIMBÓLICO, O BRINCAR QUE NOS AJUDA A CRESCER. VOCÊ CONHECE A IMPORTÂNCIA DO JOGO SIMBÓLICO?

O JOGO SIMBÓLICO É A REPRESENTAÇÃO CORPORAL DO IMAGINÁRIO, E APESAR DE NELE PREDOMINAR A FANTASIA, A ATIVIDADE PSICO-MOTORA EXERCIDA ACABA POR PRENDER A CRIANÇA À REALIDADE. NA SUA IMAGINAÇÃO ELA PODE MODIFICAR SUA VONTADE, USANDO O “FAZ DE CONTA”, MAS QUANDO EXPRESSA CORPORALMENTE AS ATIVIDADES, ELA PRECISA RESPEITAR A REALIDADE CONCRETA E AS RELAÇÕES DO MUNDO REAL. POR ESSA VIA, QUANDO A CRIANÇA ESTIVER MAIS VELHA, É POSSÍVEL ESTIMULAR A DIMINUIÇÃO DA ATIVIDADE CENTRADA EM SI PRÓPRIA, PARA QUE ELA VÁ ADQUIRINDO UMA SOCIALIZAÇÃO CRESCENTE.
(…)
NO JOGO SIMBÓLICO A CRIANÇA SOFRE MODIFICAÇÕES, A MEDIDA QUE VAI PROGREDINDO EM SEU DESENVOLVIMENTO RUMO À INTUIÇÃO E À OPERAÇÃO. E FINALMENTE, NUMA TENDÊNCIA IMITATIVA, A CRIANÇA BUSCA COERÊNCIA COM A REALIDADE.
QUE BRINCAR FAZ BEM PARA O SEU FILHO, VOCÊ JÁ SABE. MAS JÁ IMAGINOU COMO AS BRINCADEIRAS PODEM BENEFICIAR A SAÚDE DELE ATÉ QUANDO ELE CRESCER? UMA PESQUISA DA UNIVERSIDADE DE ULSTER, NA IRLANDA DO NORTE, FEITA COM 500 ADULTOS, CONSTATOU QUE OS ADULTOS MAIS SAUDÁVEIS E COM UM ESTILO DE FICA MAIS ATIVO TIVERAM UMA INFÂNCIA CHEIA DE BRINCADEIRAS.
OS PESQUISADORES DIVIDIRAM A BRINCADEIRA EM QUATRO CATEGORIAS – CRIATIVA, ATIVA, TECNOLÓGICA E SOLITÁRIA – E VERIFICARAM QUE TODAS TIVERAM IMPACTOS POSITIVOS NO ESTILO DE VIDA ADULTO. ELES TAMBÉM VERIFICARAM O CONTRÁRIO: CRIANÇAS QUE FORAM CRIADAS COM RESTRIÇÕES A BRINCADEIRAS TORNARAM-SE ADULTOS COM TENDÊNCIA A SOBREPESO E HÁBITOS MENOS SAUDÁVEIS. “APESAR DE SER ALGO ESPONTÂNEA INFÂNCIA, BRINCAR MUITAS VEZES NÃO É CONSIDERADO TÃO IMPORTANTE PELOS PAIS”, AFIRMA TONY CASSIDY, RESPONSÁVEL PELO ESTUDO, EM COMUNICADO DA UNIVERSIDADE.
FONTES:

REVISTA CRESCER

MUNDINHO DA CRIANÇA

Anúncios